ANDAR ANGUSTIADO


Não andeis angustiado com as coisas deste modo de vida desesperado. Tudo conspira a favor dos bons de coração. Busque primeiro viver bem a cada ar respirado. Na vida, se assim progrides, se ajustará à pazpara ti, quase que homeostasicamente.

Vejais quanto morrem jovens a busca de riqueza e findam infelizes após de perceber o vazio dela, pois, ela sem paz é um mar de amargura. Vejam tantas pessoas velhas vivendo por um rancor mal curado e não conseguem descansar sua consciência pensando em que errou e por quanto foram escravos para que ele seja um velho rico.

Observais a crianças ficando sem sua alegria por que seus pais lhes bitolaram aos seus grandes projetos megalomaníacos que neles mesmos, os próprios foram frustrados em suas vidas. Vejam adolescentes quando não consumidos pelas drogas fincam-se em buscas acadêmicas sem fim e percebem que quanto mais buscam não sabem o que o esperam.

Busquem nas tuas incertezas o que mais queres se não paz e descanso. Vejam nas tuas aflições se não querem alívio e consolo. Pensem se não queres em meio a tanta amargura compreensão e carinho.  

Se o que querias era riqueza ou felicidade. Ou será que queres viver eternamente trabalhando para alimentar uma gana que só é mantida com uma vida escrava ao labor. Pensas que quem é rico mantém como o status quo, ou ainda que trabalhando vais ser ao menos classe média? Já percebestes que mesmo velho terás de trabalhar, se tiveres saúde poderás apenas viver esta fase, que é a maior, ainda trabalhando e resmungando o que fizeste de errado?

Ou queres viver com medo, como hipocondríaco perseguido por chagas inexistentes, ou condenado a perseguir sonhos que não constrói uma utopia? Sonhar causa insônia quando não realizável pode trazer pesadelos. Uma utopia se concretiza na doce causa alcançável.

Então renoves teus votos de criança com a forças de desejo juvenil. Mas com a percepção adulta e a firmeza de viver sua utopia até a velhice.

Para ser criança não precisas de ambições além de ser feliz. Para ser feliz precisas de alegria e esta só com simplicidade, humildade, amor a si e consideração imensa ao próximo.

Somado a isto crer como se adolescente sempre inovando para fortalecer a busca. Mas sem ser competitivo,  pois a busca é só sua não há ninguém a mais que você pois o sonho é seu ou dos outros?

Isso fica gritante se foces amadurecido ao ponto de perceber que os desejos de seus primeiros idealizadores são sonhos deles e não seus. Destrua-os antes que eles o condenem a viver em um mundo que não é seu e nem tão pouco foi feito para ti. Não que não tenhas possibilidade para viver nele. Todavia ele cobra o ingresso da certeza do que queres, por que o tempo não volta atrás das decisões dos que se utilizam dele para seguir certos caminhos. E se estes não forem o que o viajante almeja realmente qualquer pedra no caminho não ferirá o pé e sim a cabeça.

Então, por que se angustiar se não sabes quem es e para onde queres ir.

Percebas quem, de que e para o que fostes concebido, melhor pensado, possivelmente antes de nascer. Podes até ser um projeto não esboçado desde a concepção, mas cedo ou tarde, se tivestes sorte, ambos pais pensaram em ti. Se não apenas um, melhor poderás ter certa dor da liberdade e poderás ser mais feliz se este sofrimento não ti limita a ele. Se ainda, nenhum deles parou para pensar ou planejar o mundo para ti, terás mais ainda um liberdade e com ela sua grande frustração de perda. Mas cedo ou mais tarde verás que melhor assim, pois um, ou ambos errariam ainda mais contigo pelo resto da tua vida e talvez não poderias se livrar do martírio que eles ti empunhariam.

Cedo ou tarde saberias que viver é um ato solitário enquanto não sabes quem es. Pois mesmo sendo hoje bem socializado, as pessoas quando ti rebelas ou sais de uma certa normalidade, poucos ou nenhum, continuam ao teu lado, e ainda, destes, ficam apenas os que tiverem algum lucro com tua presença, no momento em que não tiveres nada, aquele que estiver ao teu lado pode ser teu amigo mais que irmão.

Depois quando sabes quem es  podes saber para onde ir e o momento de acerta as contas com  o tempo perdido. Geralmente podes decidir que área de trabalho que pessoas se relacionar que tipo de vínculo estabelecer e o momento que sais da face de saber o que não gostas, para o saber o que gostas.  Nesta fase não só tens os que ti querem pela tua face limpa, como também pelas pessoas que não a suportam e clamam para uses máscaras.

Aqui podes pensar em que fazer com essas pessoas perdidas que se escondem por temer suas próprias dores e não conseguem ver-se ante a face que lhes lembram da desesperante verdade de que não são ninguém, podem apenas ter algo mais a que preço, vendidos não só a alma e espirito, não vivem apenas vegetam.

Mas sabendo quem es poderás decidir então quais viajaram contigo. Necessariamente perceberas que não é de riqueza que teu coração necessita. Ela traz a desgraça não só de ti, e sim se sustenta pela miséria de muitos. E isso não fará bem a ti e cedo ou tarde poderias pagar por viver sobre a desgraça alheia.

Nessa viagem necessitarás apenas portar uma mala de mão e provavelmente com pequenas sementes da quais fostes uma. E as pessoas que ti circunda regam-te. Elas só ti servirão se forem para serem doadas. Imagine um grande mestre sem discípulos ou um ninho sem seus pássaros. Assim é sua vida, tua alma e espirito apenas brotam nessa estrutura que chamamos corpo e frutificam ao longo da vida pelo regar do amor. O que tens doas e a ti será dado em dobro, possivelmente para dois últimos vagões: a vida e a morte.

E chega assim ao grande princípio da vida, salvo engano, a possibilidade de amar e ser amado. Se sabes quem es e para onde ir, saberás que as pessoas que fortalece são dignas de receber o melhor de ti. E por isso também se doam a ti sem precedentes ou princípios, pois amar é o limite e ele não conhece essa dimensão.

Se assim viveres a velhice, sendo a maior fase da vida não será de dores ou doenças e mesmo que estas persistam não temeras a doce face da morte, ela será apenas mais uma companheira convidativa quando a infelicidade quiser se aproximar.

Saberás que a vida não é essa vazia de sentido e cheio de prazer vão.  Perceberas se a matéria não se precisa voltar ao seu ciclo poderás viver ainda muito mais. Morreras sorrindo mesmo que seja zombando da dor, ou curtindo os raios da luz que viveste e a escuridão não ti assombrará,  pois não terás dúvida que apenas vivesse e por não querer mal a ninguém, nenhum mal pode ti sobrevir.

Se então, ainda não começastes a curtir tua vida, por não ser tua. Ou ainda não sabes para onde ir. Pensas em buscar respostas entre os teus. Tendo-os ou não, não os deixe se transformar em vultos ou fantasmas, dialogue com eles (metaforicamente) e diretamente se poderes. Resolva teu passado e viva o presente não como o último dia, e sim o primeiro. Mas para isso precisa zerar o teu coração das amarguras e angustias. Conheça-te e poderás caminhar. Não temas o maior prejuízo que podes alcançar e perceber que não es tão lindo ou não tão horrendo assim.

Todavia não deixe para amanhã, busque-se e resolva qual história queres construir a tua ou do desejo do outro? Que trilhos ti puseram, ou que trilhos estais?

Entretanto a sinceridade é indispensável. Tem certas horas que estamos tão submerso que precisamos de um guia a simplicidade humilde e calorosa pode ti guiar. Deixe-se guiar por alguém, não sei se um amigo, pois ele provavelmente construiu uma imagem estereotipada de ti e ti levará a essa construção e talvez essa não seja você. Talvez precises de um profissional habilidoso e confiável.

Busque se precisares. E se poderes manter um firme vínculo encare o seu eu e guiaras teu desejo e o teu destino será processado por ti. Tudo converge para o bem daquele que semeia. Isso será frutificado, ninguém colhe flor tendo plantado cravos. O que queres cultivar?






Comentários

Postagens mais visitadas