AMOR: RESPOSTA AOS MALEDICENTES


 

Há bastante tempo vinha indagando qual o sentido dessa vida, até que, cerca de sete anos, venho sendo abençoado quanto mais vou descobrindo que, todos e tudo é constituído unicamente para louvar a grandeza de Deus, isso em cada detalhe da vida que estamos gozando ou sofrendo, ou seja, que apenas o verdadeiro amor se assemelha a grandeza dEle em sua imensurável multifacetada dádivas, explicam qual a razão de todas as coisas que nos advém, que é, exclusivamente para honra e glorificação que Ele é merecedor.

Assim vos apresento, um único meio de O agradar: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo teu coração, e de toda tua alma, e de te todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. ( Mateus 22:37-40). Penso, que se conseguirmos ama-Lo, necessariamente, professaremos e zelaremos por sua lei, que é amar. Em outra ocasião, Jesus repreende alguém que se diz amar a Deus, sem o vê-lo, mas não professa amar ao próximo que ver todo dia, então, o Filho de Deus denuncia-nos que não há amor egoísta, o amor é sempre coletivo e inclusivo a tudo e a todos.

Necessariamente Ele, tem razão, para amar ao Senhor precisamos de fé e para amar ao próximo precisamos ser humildes em perceber que tudo que se desenvolve sempre é constituído por mais de um ser. Exemplifico: para um novo ser nascer precisa de um para biológico; para a flor nascer também somada a alguma fisioquímica, a fotossíntese dá-se da fusão do dia e noite, água e sol (...) Então, sempre somos incompletos, por isso temos que os amar como a nós mesmos: “Um novo mandamentos vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”. (João 13:34).

O mais belo de tudo isso é que, Ele, ao coligar aos que O amam ao importância de guarda-lhe os mandamentos ( amarmo-nos mutualmente) e assim,  dialética e ciclicamente, ama a Ele, que é o primeiro mandamento - e como tentei demonstrar o mais difícil -, pois  baseia-se em crer e ter fé é algo que se tem ou não. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permanece no seu amor”. (João 15:10)

Síntese, portanto, ele traz que não tem sentido, servi-lo sem o amor, e, ainda, necessariamente importa a amar quem precisa o conhecer como Senhor e salvador - aqueles possivelmente que nos aborrecem por sermos separados dos maus que os consomem, os quais, eles têm como únicas fontes felicidades, mesmos vã e falaciosas. “Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizei e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirada a capa, em a túnica recurses (...) E, se amardes aos que vos amam que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam” ( Lucas 6:27-29 e 32).

Ai que está um simples sinal de além do amor humilde e passivo anti - beligerante, que acata sofrer em amor ao próximo, assim Ele veta qualquer forma de violência. Salvo contra aqueles que profanam o templo do seu Pai, inclusive porque que que estes não percam, como o pecador na cruz, ao reconhecer seu erro. Porém, amplio a informação, ele em determinado momento, coloca que nosso corpo é templo e morado do Pai. Assim, cada um que perceba qual e o que deve ser trabalhado para se afastares e venceres para manter santo (separado) para não contaminar o seu corpo ( templo e morada de Deus) pois, “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. ( I Coríntios 10:23)

Mesmo que sejas mau percebido e concebido, por terceiros, mas tem bom ânimo, por que a estes ele fala, por intermédio de Paulo “Mas tu, por que julgais teu irmão? Ou tu, também, por que desprezai teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: pela minha vida, diz o senhor, todo o joelho se dobrará diante de mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” ( Romanos 14:10-13).

Além tenho bom ânimo, pois além de que todos estarão diante dEle respondendo por si, Ele quem disse que tenhamos bom ânimo porque venceu o mundo e o príncipe deste, ao romper as portas da morte. Então fica vigilante na Santa Palavra necessariamente porque: “Quem vos separará do amor de Cristo? Tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada” (Romanos 8:35).

Além do mais, como informei que o amor que Ele nos concede é mistério sem fim, conviver com Deus é muito mais que pessoal, subjetivo é espiritual, em suma, está para além de nossa vã experiência e sempre que O buscamos mais, mais ficamos mais conhecedor de que carecemos dEle é o encontro perfeito para além do biopsicossocial e espiritual. Então fica no amor que nos ensinou “O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”. ( 13:10). Então faça a sua parte.

Comentários

Postagens mais visitadas