SOLIDÃO MINHA GRANDE INSPIRAÇÃO


Nunca se sentisse como se tivesse sido furtado o mundo imaginário e mesmo a criticidade que parece não mais responder suas frustrações dessa vida?
Bem, deixa-me ver se ao menos isso consigo expressar.
É algo que se assemelha a não ter nascido. E se você tiver sido provocado a respirar, não fora a tapa do médico para dilatar o pulmão que lhe fez sofrer com a responsabilidade de não morrer sem ter feito algo de útil, e sim uma adagada em seu cérebro que lhe bitola a viver imerso a um permanente sofrimento.
 A apunhalada a cada inspiração penetra ainda mais invadindo sua consciência atacada a cada dia mais pela amargura presa no inconsciente. Esse último, antes preso era bom, pois existia um vazio que trazia irresponsabilidade. Agora ele invade  ela com sua amargura e deixa a consciência com uma áurea perecendo em meios desencontrados.
O exemplo do fato da guerra interna da consciência e do inconsciente é expresso na solidão perene. Ela lembra de que nem saudade tenho. Nunca configurei o que amizade e, muito menos amor. Como mesmo sendo sincero com meus amigos estou hoje sem nenhum deles? Isso é se era amizade mesmo.
Ou será que realmente éramos apenas usados pelo consumo do álcool, melhor, éramos escravos daquele vicio? Nas encenações teatrais, dos quais cheguei a crer que estruturamos amizade maior que uma vinculação familiar?
 Será que nasce e morre a sinceridade, quando os projetos chegam a divergir e todas as pessoas esquecem que a amizade é um laço invisível, mas que poderia ser base de unidade que poderia durar uma eternidade. Inevitavelmente me acusaras de carente e careta. Mas existe algo mais belo que a universalidade do amor?
 Mas tudo acabou será que amor não era sincero ou ele não existe? Creio que nenhum nem outro. Sempre que se reencontra pessoas verdadeiramente que temos carinho e respeito me sinto contemplado com o encontro. Já o amor, ele é que permeia todo contato intimamente humano.
Então porque teimamos em nos separar?
Parece que procuramos outras fronteiras a serem desbravadas. Buscamos alguém que possamos conservar escravos de nosso amor. Um indivíduo que nunca nos frustre ou aliene a outro a sua atenção afetiva?
Se assim for parece que precisamos rever o princípio desse amor. Ou não. Mas subornar as pessoas a um único destino, possivelmente o qual não seja dele próprio é muito temeroso, pois cedo ou tarde elas precisam ser delas mesmas.
Parece que então é mais temeroso depender da lealdade ou contato com as pessoas. As pessoas são mui libertarias e cada uma tem sua estrada a trilhar elas precisam desses passos, quase sempre acompanhadas, exceto com você. E só você é culpado. Pois se as quisessem próximo a você terias abdicado de seus sonhos para trilhar ladeados com os seus nos sonhos delas.
Então entendo agora o que me faz só: eu mesmo imerso em meus sonhos e desilusões. Pagando para ver qual o atropelo que me vencerá ou que dignidade que constatarei. Mas que um ou outra me iludirá que não estarei tão só. O que aperta o coração é que solidão é um doce ocre que me assola.  
Pago para ver aonde me levará essa percepção determinante. Como dizia o poeta ‘lá vai o ter com o menino, lá vai a vida a rodar, lá ciranda e destino a vida logo encontrar, lá vai o tem sem destino a vida logo encontrar (...)’**

**Música de Villa Lobos e Poesia de Ascenso ferreira.

Comentários

  1. Tenho duas coisas que gostaria de expressar:
    Primeiro que a amizade entre pessoas com sonhos diferentes pode existir sim, basta querer. A mesma é como uma semente que você planta e se ao germinar você deixa-la de lado, a pequena plantinha morrerá, contudo, dia após dia devemos cuida-la, regar, colocar adubo, mais terra ,mais sol, menos sol(...). Todos os dias ou ao menos uma vez por semana cuidar da amizade que você conquistou com pequenos gestos como uma ligação ou um e-mail.
    Segundo, não julgue todos como um só. Amar um ser não significa subordina-lo ao seu mel prazer, sonhos, desejos, educações e diretrizes são diferentes. Pessoas com diferentes ideias podem se amar e assim viver feliz, como diz a música que seja eterno enquanto dure, se a convivência não for mais sadia separa-se mas não necessariamente esquecesse, ou o pior nem saudades ter. Se a saudade não existe é porque de alguma forma não se viveu, negou-se.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários serão de primeira e última responsabilidades dos seus autores. Portanto, esse espaço é para uma criticidade respeitosa e colaborativa. Então sejamos éticos. Obrigado por partilhar suas opiniões.

Postagens mais visitadas